O que é o Alzheimer? Quais os seus sintomas? Como cuidar?
23/07/2018
Quais os benefícios da terapia ocupacional para idosos?
21/11/2018
Mostrar tudo

Quais os riscos de queda que os idosos podem sofrer estando sozinhos em casa?

Com o avanço da idade se perde a firmeza dos movimentos e todo o cuidado deve ser tomado para que algo de mais grave não ocorra.



Quais fatores levam ao risco de queda?

Infelizmente o risco de queda está associado a alguns fatores como: idade avançada (80 anos e mais); idosos do sexo feminino; histórico de desequilíbrio ou quedas; algum tipo de imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; passos curtos ao andar; algum tipo de dano cognitivo; doença de Parkinson; uso de sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia.


Além disso, determinadas atividades e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de cair,considerando que algum dos problemas relacionados acima podem fazer com que o idoso venha a escorregar, tropeçar, errar o passo, pisar em falso ou trombar em objetos que o empurrem para o chão. Os riscos dependem da frequência de exposição ao ambiente inseguro e do estado funcional do idoso. Idosos que usam escada regularmente têm menor risco de cair que idosos que a usam esporadicamente. Por outro lado, quanto mais vulnerável e mais frágil o idoso, mais suscetível aos riscos ambientais ele estará.


O que podemos fazer para reduzir o risco de quedas com idosos?

Além de oferecer um ambiente adequado à necessidade do idoso, com passagem livre e apoios que possam servir como suporte na caminhada ou em algum momento de fraqueza, manter o idoso em atividade, praticando exercícios regularmente, com uma alimentação balanceada e recebendo cuidados específicos, caso este risco esteja relacionado a alguma doença ou falta de mobilidade, é extremamente importante.

Nosso Residencial para Idosos possui profissionais qualificados em diversas áreas para cuidar de idosos por tempo integral ou por períodos determinados, adequando à rotina dele atividades que o farão se sentir mais ativo, melhorando sua auto estima e sua qualidade de vida, considerando também a oportunidade de se manter convivendo socialmente.

Faça-nos uma visita, teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele passar o dia conosco interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status