A importância das relações sociais na terceira idade
22/01/2019
Ginástica para idosos foca nas suas necessidades e melhora qualidade de vida
20/02/2019
Mostrar tudo

A atuação da Fisioterapia Geriátrica no tratamento de idosos

O objetivo da fisioterapia geriátrica é atuar na prevenção e no tratamento de idosos que já apresentam algum tipo de distúrbio focando sempre no envelhecimento saudável e na qualidade de vida dos idosos. Normalmente ela é indicada para pessoas acima dos 60 anos de idade, atendendo inclusive aos idosos que não apresentam algum tipo de problema.

A Fisioterapia Geriátrica como prevenção ajuda em muitas questões relacionadas à saúde do idoso, como a correção de posturas viciosas que tendem a dificultar suas atividades diárias, além de evitar encurtamentos musculares, dores e demais complicações.


Os benefícios da fisioterapia para os idosos

A fisioterapia visa readequar a capacidade funcional do idoso, minimizando os impactos da idade em uma abordagem preventiva, ou reabilitando e propiciando o retorno de suas atividades, seja no âmbito ortopédico, neurológico ou respiratório.

Em busca da melhoria da qualidade de vida da população na faixa etária da melhor idade, na fisioterapia motora pode-se trabalhar reforço muscular, alongamento, propriocepção, coordenação e equilíbrio por meio de programas adequados de cinesioterapia, utilizada para manter ou melhorar a força muscular e a amplitude dos movimentos.

O acompanhamento contínuo do idoso proporciona uma melhor observação do seu cotidiano, dos seus vícios e costumes, de forma que o fisioterapeuta possa interferir com mais eficácia no tratamento e nas orientações de forma a facilitar o dia a dia do idoso e também a prevenir acidentes.

Sendo assim, podemos assegurar que a Fisioterapia na Terceira Idade resulta em diversos benefícios relacionados ao envelhecimento saudável, à qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável da capacidade de locomoção e equilíbrio, assim como a coordenação geral em diversas outras funções. Resumidamente, o acompanhamento fisioterapêutico garante aos idosos independência e maior conforto na realização das suas atividades diárias.


A importância em se desenvolver a fisioterapia em grupo

Durante a terapia em grupo, são desenvolvidos exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio e coordenação de forma mais interativa, lúdica e estimulante, trazendo além dos benefícios físicos, benefícios psicológicos para a saúde do idoso, devido a toda a interação e descontração que ocorre neste momento.

Como já citamos acima, os objetivos da fisioterapia para idosos, assim como seus benefícios, são:

  • Aumentar a flexibilidade
  • Melhorar a força muscular
  • Melhorar a capacidade pulmonar
  • Melhorar o equilíbrio
  • Melhorar a coordenação
  • Melhorar a qualidade de vida

  • Confira o video de uma de nossas atividades de Fisioterapia com os Idosos. Esta aconteceu no Sítio Sâo Nicolau, em um passeio que fizemos!




    Nosso Residencial possui profissionais especializados em Fisio-geriatria - Fisioterapia para idosos, como o Ricardo Godoy Ferreira, especialista em geriatria vinculada à Bem Viver, empresa parceira à mais de 10 anos da Casa da Vila Mariana. Esta é uma das diversas áreas para o cuidado com idosos dentro do nosso residencial, pensado para que a rotina diária de atividades tornem o idoso mais ativo, melhorando sua auto estima, sua qualidade de vida e atribuindo a oportunidade de se manter em convívio social.


    Faça-nos uma visita, teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

    Abrir chat
    💬 Precisa de ajuda?
    Skip to content
    This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
    Conformance status