Ginástica para idosos foca nas suas necessidades e melhora qualidade de vida
20/02/2019
Qualidade de vida na terceira idade é possível?
28/03/2019
Mostrar tudo

A importância da fonoaudiologia no processo de envelhecimento

O processo de envelhecimento traz consigo uma série de mudanças para o nosso organismo, entre elas alterações na fala, na audição e deglutição.

É necessário compreender que independente de todos os esforços para manter a qualidade de vida, alguns distúrbios podem e devem surgir quando chegarmos a terceira idade, já que durante o processo de envelhecimento, alguns sistemas vitais são afetados, seja por alguma ocorrência clínica ou pelo simples desgaste natural trazido pela idade.

Entre os distúrbios mais comuns estão o envelhecimento vocal e o desgaste do aparelho auditivo. Sendo assim, a fonoaudiologia se torna essencial nessa fase da vida, pois através dessa área clínica, o idoso tem a oportunidade de tratar complicações que podem comprometer o seu dia a dia.

Em um panorama geral, a qualidade de vida no envelhecimento está relacionada a alguns fatores, como estar em dia com a saúde física e mental, ter independência pessoal, estar integrado na sociedade e claro, ter o suporte da sua família. Porém, destacamos que o equilíbrio desses fatores só será perfeito se o idoso puder se comunicar e de forma adequada e para tanto, apresentamos o trabalho de fonoaudiologia.


Conheça alguns dos benefícios da fonoaudiologia para idosos:

Fortalecimento das cordas vocais;

As cordas vocais de um idoso tendem a perder a elasticidade e os músculos da laringe enfraquecerem. Esse enfraquecimento dificulta a fala e deixa a entonação da voz cada vez menor. Não é incomum encontrar pessoas na terceira idade com esse tipo de problema. A fonoaudiologia, ou terapia da fala, auxilia na recuperação a partir de exercícios específicos para fortalecimento desta região.


Problemas de deglutição;

A deglutição é o ato de engolir alimentos, bebidas ou a própria saliva. Poucas pessoas sabem, mas a fonoaudiologia pode ajudar o idoso a melhorar a mastigação, deglutição e respiração, com isso as chances de engasgar-se enquanto come diminuem consideravelmente.


Auxílio em doenças degenerativas;

A terapia da fala é uma grande aliada também no combate a evolução de doenças degenerativas, especialmente as relacionadas a demência. Ela pode auxiliar na preservação de funções cerebrais simples ou complexas, entre elas:

  • Funções cardíacas
  • Pensamento
  • Lembrança
  • Raciocínio

Todos estes aspectos são diretamente ligados a comunicação.


Nosso Residencial possui profissionais especializados em Fonoaudiologia, como a Amanda Elias Mendes, especialista nesta área e vinculada à Bem Viver, empresa parceira à mais de 10 anos da Casa da Vila Mariana. Esta é uma das diversas áreas para o cuidado com idosos dentro do nosso residencial, pensado para que a rotina diária de atividades tornem o idoso mais ativo, melhorando sua auto estima, sua qualidade de vida e atribuindo a oportunidade de se manter em convívio social.


Faça-nos uma visita, teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status