A importância da fonoaudiologia no processo de envelhecimento
12/03/2019
A importância da espiritualidade na terceira idade
11/04/2019
Mostrar tudo

Qualidade de vida na terceira idade, é possível?

Diferentemente do que muita gente acha, é viável e possível sim ter qualidade de vida na terceira idade.

Não devemos enxergar e nem permitir que essa fase se torne um momento de solidão, tristeza ou de doenças. Devemos ter em mente que mesmo com as mudanças em nosso corpo, é possível realizar ações que auxiliam na conservação da saúde e tornam o dia a dia mais equilibrado. A grande vantagem de ter essa preocupação é poder agir desde cedo para garantir melhor saúde física e mental. São inúmeros os benefícios e abaixo temos alguns que valem a pena destacar!


Maior expectativa de vida

Os idosos que buscam ativamente por melhor qualidade de vida, agindo para prevenir doenças e garantir melhores condições de saúde, tendem a viver mais e melhor! Isso é verdadeiro tanto no que se refere à saúde física quanto à saúde psicológica, sendo inclusive um dos segredos de quem tem uma vida longa, saudável e feliz.


Maior felicidade e satisfação

Outro aspecto positivo é o sentimento de felicidade. Quem tem maior qualidade de vida, encara o cotidiano de maneira mais leve, saudável e com resultados muito melhores.

Assim como os cuidados com o corpo e com a mente garantem uma visão positiva sobre a própria vida, trazer a memória boas lembranças ou encarar novos desafios e experiências, manterá aquela boa sensação de felicidade, satisfação e tranquilidade.


Melhor capacidade física e psicológica

Preocupar-se com a qualidade de vida na terceira idade desde o princípio é uma forma de ampliar a capacidade do próprio organismo. Do ponto de vista físico, isso significa um melhora significativa da saúde, o que leva a menor possibilidade de sofrer com doenças e condições incapacitantes.

Já observando as áreas intelectual e psicológica, os cuidados geram menor propensão a transtornos — como a depressão, que afeta mais de 10% dos idosos brasileiros — e também a problemas como falta de memória ou doenças degenerativas cerebrais.


Envelhecimento com qualidade de vida

Conseguir esse resultado, entretanto, não é algo que acontece simplesmente por si só. Ele é reflexo de uma vida de cuidados e de atenção com a própria saúde e nunca é tarde para começar a cuidar de si mesmo. Quanto maior for a dedicação em se manter saudável e preparado para a terceira idade, melhores serão os resultados. Nesse sentido, algumas questões importantes são:


Não se isolar socialmente

Uma consequência muito comum na terceira idade, pode ser o isolamento social. Diante da nova condição, inclusive de saúde, é frequente que, com a saída dos filhos de casa e até com as mudanças ou a falta de amigos, os idosos fiquem solitários. Sendo assim, é fundamental não se afastar do convívio social, ficando perto de quem se ama para ter maior qualidade nesse período.


Aceitar e se adaptar ao envelhecimento

Muitas pessoas não conseguem ter tranquilidade na terceira idade justamente por não encararem o momento da maneira correta. Com medo de envelhecer ou querendo evitar que aconteça, boa parte delas deixa de aproveitar os bons momentos dessa fase ou até mesmo de se preparar para ela.

O resultado não poderia ser outro além da perda na qualidade de vida. Sendo assim, o ideal é se adaptar à ideia desde já, de modo a prevenir que o futuro seja muito diferente do desejado.



A Casa da Vila Mariana é um Residencial para Idosos que foca na qualidade de vida do Idoso, mantendo como foco todos esses pontos que comentamos antes e fazendo com que nossos idosos, residentes ou não, envelheçam com qualidade! Faça-nos uma visita, teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status