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Alteração da composição corporal no envelhecimento

Chegar à terceira idade é, para a maioria das pessoas, um processo difícil. Não por apenas ser considerada a última fase da vida, mas pelas transformações que o corpo atravessa durante este período. Para tornar esse processo leve, é necessário compreender quais as mudanças o corpo sofre e ainda mais, como reagir a elas.

Entender que as limitações corpóreas serão mais evidentes, pela soma de todos os desgastes sofridos com o passar dos anos, é essencial. Tanto os aspectos fisiológicos como os físicos, começam a ser afetados e tudo isso acontece pelo desequilíbrio orgânico que ocorre em nosso corpo.

Devemos mostrar que todo aquele esforço no passado não foi em vão e tentar superar os desafios impostos pela idade, em que as limitações e dificuldades para oa execução de tarefas cotidianas passarão a estar presentes.

Além disso, é importante praticar uma atividade física, pois isso ajudará na manutenção da musculatura, que consequentemente influenciará em um melhor padrão de movimento, sustentação e sensação de independência.

Com a prática da atividade física, o idoso terá a sensação de que possui menos restrições para realizar suas tarefas diárias, percebendo também melhora na funcionalidade do organismo em geral, no humor e no convívio em sociedade. Além disso, a prática regular combate um grande vilão da terceira idade: as quedas.

Com uma boa orientação, o idoso terá maior vigor, já que essa é uma das práticas que influenciam diretamente na melhora da qualidade de vida, auxiliando no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento.


Veja algumas das mudanças que ocorrem na terceira idade

A pele;

Uma grande mudança se percebe na nossa pele ao chegarmos à terceira idade. As glândulas de produção de óleo diminuem a atividade, deixando a nossa pele menos elástica, mais seca e sensível. Sendo assim, é importante intensificar o uso de hidratantes corporais e manter uma alimentação balanceada.

O cérebro;

Esquecimento e dificuldade de compreensão podem acontecer e são naturais no processo de envelhecimento. No entanto, atividades simples como palavras cruzadas, jogos de tabuleiro e outros estímulos mentais podem ajudar na manutenção dessas depreciações. Exercícios físicos regulares também ajudam, pois aumentam a oxigenação no cérebro.

Os ossos;

Durante a vida os ossos vão perdendo o seu conteúdo mineral gradualmente, diminuindo a força, resistência e a densidade deles. No caso específico das mulheres que atingem a menopausa, aumentam-se os riscos de perda da densidade óssea, ficando mais propensas à osteoporose. Ingerir cálcio e vitamina D, praticar exercícios físicos regulares e evitar o consumo de café e fumo são as precauções mais importantes para minimizar problemas na nossa estrutura óssea.



Além de tudo isso, vale lembrar de se manter sempre uma atitude positiva, se dedicando à atividades em grupo que estimulem o convívio social, praticando atividades físicas e consultando regularmente especialistas e geriatras. O mais importante é estar sempre atento às mudanças e saber que, se elas virão, devemos estar prontos para encará-las para continuar aproveitando cada oportunidade de viver plenamente e com qualidade!



O Residencial para idosos Casa da Vila Mariana é focado na qualidade de vida, no cuidado e no respeito a condição de cada idoso, fazendo com que ele(a), residentes ou não, aproveitem seu tempo da melhor forma! Venha nos visitar! Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

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