Alteração da composição corporal no envelhecimento
19/06/2019
Estudo da USP mostra a importância de manter massa muscular para longevidade
18/07/2019
Mostrar tudo

Asilo e Casa de Repouso, qual a diferença?

Para muitos pode parecer a mesma coisa, mas existem muitas diferenças entre um asilo e uma casa de repouco principalmente se tratando da melhoria da qualidade de vida do idoso na sua fase de envelhecimento.

É claro que se você perguntar ao idoso o que ele quer, a grande maioria vai dizer que pretende ficar em casa e não tem problema algum nisso, já que nossa casa é o nosso lar. Infelizmente, isso nem sempre é possível, já que o estado de saúde do idoso pode requerer cuidados que somente um local adequado e com profissionais qualificados poderá oferecer.

Foi-se o tempo em que levar o idoso para uma casa de repouso ou até mesmo para um asilo era tratado como sinal de abandono. Nós como familiares na verdade, devemos combater o sentimento natural do ser humano de que entregar o idoso aos cuidados profissionais em um local fora da sua casa é tratado dessa forma e ao invés de sentir pena ou se sentir mal com essa situação, ter em mente que estamos fazendo aquilo que é melhor para a saúde e qualidade de vida do idoso, além de principalmente fazê-lo entender isso. Hoje, com a maioria das famílias reduzidas, todos tem suas responsabilidades profissionais e com isso existem dificuldades na dedicação ao idoso, que acaba ficando sozinho em casa correndo riscos por conta de suas limitações.

Se considerarmos ainda problemas de saúde ou doenças como Alzheimer, é impossível cogitar que ele fique sozinho, sendo a casa de repouso um espaço de acolhimento, cuidado, tratamento e convívio social, tão importante para o idoso.


Qual a real diferença entre Asilo e Casa de Repouso

A maioria das pessoas associa um asilo de idosos a um lugar onde os idosos são abandonadas pelos familiares. Mas não é bem assim que funciona. Asilo significa refúgio e se trata de um estabelecimento para abrigo, sustento ou educação de pessoas com dificuldades de se manter, como dependentes químicos, idosos ou órfãos.

Já as Casas de Repouso são instituições voltadas a idosos dependentes ou independentes, que necessitem de assistência e cuidados especializados. Eles recebem acompanhamento contínuo e possuem o controle adequado de todas as suas necessidades por profissionais da área da saúde.


Um pouco sobre a Casa da Vila Mariana

A Casa da Vila Mariana é uma instituição com quase 50 anos de experiência e condições de atender a idosos com todas as necessidades, considerando suas 5 unidades para diferentes perfis de idosos. Quer eles tenham dificuldade de locomoção, ou estejam enfrentando doenças como o Alzheimer e a Demência, nossa estrutura local apropriada, assim como nosso corpo clínico especializado, cuidam de cada detalhe, sempre com amor e carinho de família.

Possuímos diversas atividades terapêuticas com o objetivo de manter o idoso ativo, retardando o declínio de suas funções cognitivas e fornecendo um envelhecimento com qualidade!

  • Atividades de Ginastica Coletiva
  • Atividades Diversas em Grupo
  • Oficinas de Culinária
  • Terapia Ocupacional
  • Fisioterapia
  • Musicoterapia
  • Dentista
  • Psicólogo
  • Fonoaudiologia
  • Serviço de Beleza
  • Podologia
  • Passeios e muito mais!


O Residencial para idosos Casa da Vila Mariana é focado na qualidade de vida, no cuidado e no respeito a condição de cada idoso, fazendo com que ele(a), residente ou não, aproveite seu tempo da melhor forma. Venha nos visitar! Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status