Conheça alguns benefícios dos jogos de memória para a terceira idade
01/08/2019
A necessidade e a importância da escolha de uma cadeira de rodas
29/08/2019
Mostrar tudo

A importância da correção da postura do idoso

Ao longo do envelhecimento ocorre uma diminuição da elasticidade dos músculos e articulações, deixando-os mais rígidos e com menor poder de absorção de cargas. Além disso, há uma diminuição da massa muscular e óssea, ocasionando maior dificuldade e desequilíbrio na movimentação do corpo.

Com o tempo, algumas alterações decorrentes do envelhecimento podem comprometer a postura, como alterações articulares degenerativas, limitação ou bloqueio articular, redução da massa muscular, diminuição da elasticidade dos músculos e a diminuição da acuidade visual (dificultando auto-correção e orientação espacial).

Todas essas alterações, frequentes nos idosos, são frutos de uma adaptação biomecânica aos sinais do envelhecimento e ocorrem progressivamente. Já se o idoso tem dores em função da alteração postural, é importante procurar um tratamento e nesse caso, a Fisioterapia pode ser uma alternativa para manter o corpo estável em diferentes situações.

A postura em condições normais, pode ser controlada voluntariamente e alterada constantemente, mas ao mesmo tempo ela também depende de fatores como o estado de saúde, a alimentação, o tipo de atividade que se realiza ou se realizou durante toda a vida, os hábitos de vida e o estado emocional.


Conheça algumas dicas que podem evitar as dores relacionadas à postura:

  • Escolha cadeiras confortáveis para usar o computador ou assistir televisão;
  • Mantenha o peso em patamares saudáveis;
  • Evite colchões muito duros ou moles demais;
  • Nunca durma de bruços. O ideal é dormir de lado e colocar um travesseiro entre as pernas para alinhar as colunas;
  • Ao sair da cama, vire-se de lado, coloque os pés no chão e apoie as mãos no colchão para levantar o corpo;
  • Flexione os joelhos ao pegar objetos no chão;
  • Pratique atividades físicas supervisionadas para fortalecer as regiões do quadril e do tronco.

Além de praticar atividades físicas frequentemente, mantenha-se hidratado e alimente-se de maneira saudável!


A Casa da Vila Mariana é um Residencial para Idosos focado na qualidade de vida, cuidado e respeito ao idoso, fazendo com que ele(a), residente ou não, aproveite seu tempo da melhor forma. Em nossa rotina de atividades, nosso corpo clínico, composto por Psicólogos, Fisioterapeuras, Nutricionistas, dentre outras especializações, estão sempre atentos às necessidades de cada idoso para que eles tenham sempre o melhor tratamento.


Venha nos visitar! Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status