A importância da correção da postura do idoso
15/08/2019
Mostrar tudo

A necessidade e a importância da escolha de uma cadeira de rodas

A escolha da cadeira de rodas depende muito da condição de cada pessoa e deve levar em consideração sua composição corporal, se apresenta comprometimento das funções motoras, se sofre de alguma lesão, do grau de dificuldade ao andar, dentre outros pontos. Também é necessário considerar algumas características físicas, como peso e altura para determinar o tamanho da cadeira e a densidade do assento e do encosto.

É comum vermos idosos sentados de maneira incorreta, com uma postura errada, tendo dificuldades para sustentar o peso corporal ou até mesmo para realizar os movimentos de sentar e levantar. Todas essas dificuldades impactam diretamente na sua qualidade de vida e por isso, não devem ser negligenciadas.

Para isso, é importante entender que existem marcas, modelos, configurações, ajustes e acessórios diferentes nas cadeiras de rodas. Isso permite que elas sejam adaptadas da melhor maneira possível ao idoso.

Devido a tantas variedades, a cadeira de rodas é um dispositivo que não deve ser adquirido sem a correta orientação e estudo do caso. Uma série de fatores devem ser levados em conta na hora da escolha, como:

  • Condição física e cognitiva do usuário;
  • Tempo diário de uso;
  • Grau de independência;
  • Possibilidade de mobilidade em ambientes internos e externos;
  • Presença de algum responsável;
  • Transporte em veículos;

Como o material da cadeira impacta no conforto do idoso?

O conforto é o primeiro fator a ser levado em consideração na hora de escolher a cadeira de rodas ideal para um idoso. Porém, muitas vezes prestamos atenção em quão macia uma cadeira é e em como ela ajusta nossa postura e nos esquecemos de que o material da cadeira faz toda a diferença na sensação de conforto.

Para cadeiras de repouso e poltronas reclináveis, por exemplo, o tecido de revestimento do assento e do encosto infuencia diretamente na sensação de conforto do idoso.

É importante que o tecido seja de toque macio e que não pinique ou cause coceiras. Uma dica é passar o punho sobre a superfície da cadeira na hora da compra para sentir a sensação que o tecido causa no corpo.

O tecido também tem influência direta na sensação de calor. Tecidos muitos grossos são indicados para locais mais frios, enquanto tecidos muito sintéticos devem ser evitados pois dificultam a troca de calor, causando a sensação de que o corpo está grudado na cadeira, promovendo suor nas regiões de contatos e podendo, inclusive, favorecer assaduras.

A terceira idade é uma fase que requer cuidados e atenção especiais para que o bem estar e a saúde do idoso possam ser conservados, por isso conhecer as particularidades das cadeiras de rodas para idosos é tão fundamental na hora de decidir qual é a ideal!


A Casa da Vila Mariana é um Residencial para Idosos focado na qualidade de vida, cuidado e respeito ao idoso, fazendo com que ele(a), residente ou não, aproveite seu tempo da melhor forma. Em nossa rotina de atividades, nosso corpo clínico, composto por Psicólogos, Fisioterapeuras, Nutricionistas, dentre outras especializações, estão sempre atentos às necessidades de cada idoso para que eles tenham sempre o melhor tratamento.


Venha nos visitar! Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status