height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
top of page

Quais os riscos de queda que os idosos podem sofrer estando sozinhos em casa?

Com o avanço da idade se perde a firmeza dos movimentos e todo o cuidado deve ser tomado para que algo de mais grave não ocorra.




Quais fatores levam ao risco de queda?

Infelizmente o risco de queda está associado a alguns fatores como: idade avançada (80 anos e mais); idosos do sexo feminino; histórico de desequilíbrio ou quedas; algum tipo de imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; passos curtos ao andar; algum tipo de dano cognitivo; doença de Parkinson; uso de sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia.


Além disso, determinadas atividades e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de cair,considerando que algum dos problemas relacionados acima podem fazer com que o idoso venha a escorregar, tropeçar, errar o passo, pisar em falso ou trombar em objetos que o empurrem para o chão. Os riscos dependem da frequência de exposição ao ambiente inseguro e do estado funcional do idoso. Idosos que usam escada regularmente têm menor risco de cair que idosos que a usam esporadicamente. Por outro lado, quanto mais vulnerável e mais frágil o idoso, mais suscetível aos riscos ambientais ele estará.


O que podemos fazer para reduzir o risco de quedas com idosos?

Além de oferecer um ambiente adequado à necessidade do idoso, com passagem livre e apoios que possam servir como suporte na caminhada ou em algum momento de fraqueza, manter o idoso em atividade, praticando exercícios regularmente, com uma alimentação balanceada e recebendo cuidados específicos, caso este risco esteja relacionado a alguma doença ou falta de mobilidade, é extremamente importante.

Nosso Residencial para Idosos possui profissionais qualificados em diversas áreas para cuidar de idosos por tempo integral ou por períodos determinados, adequando à rotina dele atividades que o farão se sentir mais ativo, melhorando sua auto estima e sua qualidade de vida, considerando também a oportunidade de se manter convivendo socialmente.


Faça-nos uma visita, teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page