height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
top of page

A importância da aprendizagem na terceira idade

A capacidade de aprender está intimamente relacionada com as habilidades para crescer – mental, física, social e emocionalmente e para tomar decisões. A aprendizagem ao longo da vida é um pilar do envelhecimento ativo.


Envelhecimento ativo porquê eles podem viver melhor participando de grupos para a sua própria aprendizagem ou para a construção da aprendizagem de outras pessoas, elevando sua autoestima elevada, recuperado sua autoconfiança e auxiliando na busca pelo sentimento de satisfação.

Os idosos, assim como qualquer outra pessoa, devem estar em constante aprendizado e contato com demais pessoas, pois isto os mantém ativos, internalizando também sua capacidade de ser um agente transformador, já que tem a oportunidade de compartilhar suas experiências de vida e conhecimentos adquiridos.


Realizar atividades simples, porém prazerosas, além de elevar a autoestima do idoso, ainda contribuem para o aumento da sua capacidade cognitiva. Por este motivo, é essencial ocupar o tempo livre da melhor forma possível, tornando o envelhecimento mais saudável.


Desenhar estimula a atividade do cérebro e a criatividade do idoso?

Atividades como desenho e a pintura atuam na coordenação motora dos idosos, ajudam na capacidade de organização e servem como um recurso terapêutico, obviamente, aliada a outros tratamentos já realizados pelo idoso. Os canais sensoriais também são ativados durante a prática da pintura. Com isso, se equilibram as emoções e se estimulam a imaginação e os pensamentos.

Jogos também podem trabalhar diferentes habilidades nos idosos. Jogos de memória são uma boa brincadeira lúdica e benéfica, assim como dominó, jogos de cartas e outras atividades envolvendo raciocínio lógico e estratégias simples. Jogos de madeira com peças grandes, de encaixe por exemplo, podem ser boas opções. É preciso apenas adequar o material utilizado à condição motora do idoso.


Conheça alguns benefícios que as atividades podem trazer para os idosos;
  • Autoconhecimento

  • Melhoria a criatividade

  • Reabilitação de movimentos

  • Desenvolvimento de novas habilidades

  • Integração social

  • Exercício da memória

  • Melhora da autoconfiança


Resumidamente, devido ao processo natural do envelhecimento, os idosos apenas modificam a forma ou a intensidade de suas ações, ou seja, eles não necessariamente estão impedidos de realizar atividades, sendo inclusive importante estimulá-los para se manterem ativos.


Nosso Residencial é focado na qualidade de vida dos Idosos, fazendo com que eles sendo residentes ou não, envelheçam aproveitem seu tempo com qualidade! O que acha de fazer-nos uma visita? Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

6 visualizações0 comentário
bottom of page