height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
top of page

A importância da espiritualidade na terceira idade

Muitas vezes, quando não nos preparamos ao longo da vida, lidar com o envelhecimento pode ser difícil tanto para o idoso quanto para as pessoas que vivem ao seu redor.



O fato de a velhice ser considerada a última fase da vida pode levar os idosos a terem medo e se questionarem sobre a falta de esperança, o que pode acontecer depois, e até mesmo se há um depois.

Quando falamos da importância de manter a espiritualidade, levamos em consideração a constatação de que o ser humano possui duas grandes áreas na vida, a material e a espiritual. Com o passar dos anos, o espiritual se aprimora e pode ajudar a vencer muitos dos medos que atingem as pessoas na terceira idade.

A presença de fé pode ajudar o idoso a enfrentar algumas situações adversas, amparando-o de forma emocional e motivacional, aumentando o senso de propósito e significado da vida. Por isso, é possível acreditar que a religiosidade e a espiritualidade é capaz de contribuir para o bem-estar do idoso, além de estimular a adaptação e a aceitação de momentos difíceis, tornando os dias mais tranquilos e felizes.

É aconselhável trabalhar a espiritualidade do idoso, estimulando-o a se apegar a uma crença religiosa ou simplesmente ter fé. Essa fé pode ajudar o idoso a ter uma experiência mais tranquila nessa fase da vida.


A relação da psicologia com a religião

Enquanto a religião busca religar o ser humano, a psicologia tem o papel de compreender as pessoas em sua totalidade, auxiliando a viver em harmonia, equilíbrio e de forma saudável. Embora ocorra constantemente a tentativa de separar a religião da psicologia, em nenhum momento elas divergem entre sim, se excluindo de alguma forma.

É importante entendermos que a fé, independente da religião, é fundamental para a vida de muitas pessoas, sendo de extrema importância também que esse conhecimento traga respeito e compreensão sobre a religiosidade de cada um.

Sabemos o quanto faz bem manter a fé e também sabemos o quanto isso pode contribuir para a saúde mental. Além disso, compartilhar da mesma fé que outras pessoas te traz a possibilidade de estar inserido em um grupo com o qual se identifique e possa recorrer para lidar melhor com problemas como o estresse e a depressão.

Através da Religião, assim como também na Psicologia, as pessoas buscam encontrar significado e alívio para sua saúde.


Nosso Residencial é focado na qualidade de vida dos Idosos, fazendo com que eles sendo residentes ou não, envelheçam aproveitem seu tempo com qualidade! O que acha de fazer-nos uma visita? Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

273 visualizações0 comentário
bottom of page