height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
top of page

A saúde bucal dos idosos

Você sabia que a saúde odontológica do idoso promove um envelhecimento mais saudável e até a prevenção de doenças?

Sim! Isso por conta da reabilitação da saúde bucal dos idosos proporcionar a eles desfrutar um envelhecimento mais ativo. Com o avanço da tecnologia e especialização em diversas áreas, estudos passaram a definir cuidados mais específicos para a saúde na terceira idade e dessa forma chegamos a conclusão que promover o envelhecimento saudável, levando em conta a saúde física, mental e social do idoso, gerava bem estar e melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos, inclusive familiares.


Odontogeriatria - A Odontologia da terceira idade

No processo de envelhecimento, uma das principais transformações que acontecem em nosso corpo é com os dentes e por conta disso, o cuidado com a saúde bucal não pode ser apenas enquanto somos jovens. Ele deve continuar na terceira idade, sendo ainda mais importante aos idosos que necessitem de acompanhamento frequente devido a problemas diversos, de forma que ele se mantenha saudável e com a função mastigatória efetiva.

Com hábitos diários de cuidados com os dentes, podemos mantê-los saudáveis por toda a vida, retardando mudanças naturais ao processo de envelhecimento, tanto na saúde bucal quanto na corporal. Sendo assim, é importante administrar esses cuidados com a saúde bucal desde cedo, de forma que possamos prevenir complicações no futuro.


Prevenção e cuidados para saúde bucal

Para prevenir, além de um acompanhamento odontológico, é recomendado uma boa alimentação e cuidados diários de higiene oral. Em se tratando de idosos, doenças gengivais e cáries podem surgir com maior facilidade, comprometendo a longevidade dos dentes e debilitando sua saúde.

Próteses mal instaladas, assim como a ausência de arcada dentária em parte ou em sua totalidade, podem comprometer a função mastigatória, interferindo na vida social do idoso, que poderá se sentir envergonhado devido à sua condição e deixar de se relacionar, perdendo até a vontade de comer por conta das dificuldades encontradas. Também devemos considerar que a mastigação debilitada diminui a absorção dos nutrientes, vitaminas e sais minerais dos alimentos, gerando complicações à saúde como um todo e fazendo com que outras doenças possam se agravar ou surgir.


Nosso Residencial possui profissionais especializados em Odontogeriatria - Ortodontia para idosos, como a Ana Paula Remohi, especialista em geriatria vinculada à Bem Viver, empresa parceira à mais de 10 anos da Casa da Vila Mariana. Esta é uma das diversas áreas para o cuidado com idosos dentro do nosso residencial, pensado para que a rotina diária de atividades tornem o idoso mais ativo, melhorando sua auto estima, sua qualidade de vida e atribuindo a oportunidade de se manter em convívio social.


Faça-nos uma visita, teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page