height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
top of page

Doença de Parkinson: O que é, quais seus sintomas e tratamentos

A doença de parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, causada pela degeneração de uma pequena parte do cérebro chamada substância nigra. Conforme morrem os neurônios na substância, o cérebro torna-se privado do químico dopamina.

A dopamina é uma substância que tem como função conduzir impulsos nervosos para o corpo. Quando deixa de ser produzida em decorrência da doença, lenta e progressivamente gera um vazio entre a comunicação das células com o cérebro – o que afeta o funcionamento do corpo e causa tremores pela perda da função muscular.

Embora também apresente casos raros em pessoas jovens, o número de pacientes com parkinson é maior na terceira idade.


Alguns sintomas da doença de parkinson

Normalmente, os sintomas de parkinson podem afetar um ou ambos os lados do corpo, e o grau de perda de funções causada pela doença pode variar dependendo do caso, considerando:

  • Tremores involuntários em situação de repouso

  • Rigidez muscular

  • Lentidão de movimentos

  • Demência

  • Perda das expressões faciais

  • Dores musculares constantes

  • Constipação


Tratamento de parkinson

Infelizmente ainda não existe uma cura conhecida para o parkinson sendo o objetivo do tratamento prioritariamente, controlar os sintomas. Para isso, são usados basicamente medicamentos, ou em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia.

O médico também poderá recomendar mudanças no estilo de vida do idoso, especialmente a inclusão de exercícios contínuo no dia a dia, utilizando o uso de corrimãos e utensílios adaptados para tarefas diárias. Em alguns casos, a terapia física também será necessária para melhorar o senso de equilíbrio.

Praticar atividade física e fazer exercícios regularmente também ajudam a preservar a qualidade dos movimentos.


Nosso Residencial é focado na qualidade de vida dos Idosos, fazendo com que eles sendo residentes ou não, envelheçam aproveitem seu tempo com qualidade! O que acha de fazer-nos uma visita? Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

2 visualizações0 comentário
bottom of page