height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
top of page

Ginástica para idosos foca nas suas necessidades e melhora qualidade de vida

Todo mundo sabe que a prática de atividade física pode trazer muitos benefícios para a saúde durante toda a vida. Mas é seguro para os idosos se exercitar? A resposta é: totalmente. De acordo com especialistas, quase todas as pessoas idosas podem se beneficiar com algum tipo de ginástica.



O exercício físico regular protege contra doenças crônicas, melhora o humor e reduz as chances de lesão. Muitos idosos acabam se privando destes benefícios, já que existe uma ideia errada de que não podem praticar qualquer atividade física. A verdade, porém, é que a atividade física moderada faz muito bem para pessoas de todas as idades e com todos os níveis de habilidade.

Dentre tantas opções de atividades físicas, o ideal é que o idoso escolha uma que lhe agrade e motive, gerando maior bem estar e qualidade de vida. Sendo assim, seja ela a musculação, o yoga, o pilates, a caminhada, a natação, ou qualquer outra, o importante é que o idoso se sinta bem praticando e não seja algo forçado. Além disso, a prática regular de atividade física, adequada às necessidades e realidade física, psicológica e social do idoso, pode significar a diferença entre uma vida autônoma ou não.


Benefícios da ginástica para os idosos

Dentre alguns benefícios que a atividade física pode proporcionar ao idoso, destacamos o aumento da força muscular e da energia, maior flexibilidade no corpo, equilíbrio, coordenação motora, controle do peso, diminuição da ansiedade e prevenção de diversas doenças, incluindo melhorias na pressão arterial, diabetes e nas funções neuro cognitivas

Além disso, podemos citar também:

  • Fazer alguma atividade geralmente também é sinônimo de fazer parte de um grupo, o que incentiva a interação dos idosos. A vivência em grupo aumenta muito a autoestima e o humor;

  • Há melhoras significativas na parte motora, no equilíbrio, coordenação e força;

  • Previne contra a perda de massa magra e contra a osteoporose ao passo em que protege as articulações e melhora o sistema metabólico e digestivo;

  • Ajudam a respirar melhor e até mesmo à absorver os medicamentos utilizados no combate à doenças respiratórias (muitas pessoas acreditam que, principalmente, na terceira idade, ter problemas respiratórios seria uma limitação ao praticar uma atividade física, mas o que acontece é o contrário);

  • É extremamente benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares;

  • Ajuda na capacidade funcional do idoso e em tarefas simples do dia a dia, como cuidar da casa ou descer e subir escadas, por exemplo. Também promove a independência e autonomia.


Melhorar a capacidade corporal do idoso refletem também na autoestima. Como já comentamos acima, a atividade física na terceira idade deve ser prazerosa, por isso é essencial que a pessoa escolha algo em que se sinta bem!


Nosso Residencial é focado na qualidade de vida dos Idosos, fazendo com que eles sendo residentes ou não, envelheçam aproveitem seu tempo com qualidade! O que acha de fazer-nos uma visita? Teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele somente passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

1 visualização0 comentário
bottom of page