height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
top of page

O que é o Alzheimer? Quais os seus sintomas? Como cuidar?

A estimativa é de que a doença já atinja aproximadamente 1,2 milhão de pessoas com mais de 65 anos no Brasil. E o número de casos pode mais que dobrar até 2030, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).




O que é?

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, afetando a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem, deixando a pessoa cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação. As células cerebrais degeneram e morrem, causando uma diminuição constante na memória e na função mental.

Sintomas e como identificar

Esquecer fatos que ocorreram recentemente, dificuldade em se situar no tempo, perder-se em lugares conhecidos e até familiares, dificuldades na fala, ficar agressivo por razões aparentemente simples, abatimento e tristeza sem motivo aparente, perda de interesse por atividades que se gosta são alguns dos sintomas iniciais que devem ser observados.


Como prevenir e cuidar

Pesquisadores acreditam que, para a maioria das pessoas, a doença de Alzheimer é causada por uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida que afetam o cérebro ao longo do tempo. Incurável, ainda não possui uma forma de prevenção, mas os médicos acreditam que manter a cabeça ativa, praticar atividades físicas apropriadas a idade, a preservação das relações sociais e familiares e uma boa alimentação ajudam, pelo menos, a retardar a manifestação da doença.

São indicadas também atividades para estimulação da memória, como: leitura constante, exercícios mentais e cognitivos e participação de atividades em grupo. A ajuda médica é importante para garantir a qualidade de vida de uma pessoa com Alzheimer, isso porque o tratamento irá retardar o processo de evolução da doença. A família precisa estar atenta e, se identificar algo incomum, deve encaminhar o idoso à unidade de saúde mais próxima.

Nosso Residencial para Idosos é totalmente preparado para cuidar de idosos com esses sintomas. Além de uma completa estrutura para moradia ou hospedagem, também possuímos atividades com o foco no retardo dos sintomas.


Faça-nos uma visita, teremos o maior prazer em te apresentar nossa proposta de cuidado e melhoria da qualidade de vida do seu familiar idoso, quer seja para moradia, quer seja para ele passar o dia conosco, interagindo com outros idosos e realizando atividades diversas!

8 visualizações0 comentário
bottom of page